História


HISTÓRICO DE CAMPANÁRIO

Na década de 1920, habitava na localidade, Alto do Jaguaraçuí, no então município de Granja, uma família, “Rodrigues”, Agostinho Rodrigues de Sousa e Francisco Rodrigues de Sousa.

Na propriedade de Agostinho Rodrigues, hoje, encontra-se localizada a Creche Antônia Almeida Batista.
Chico Rodrigues como era conhecido possuía três 1glebas de terra (não se sabe ao certo quanto se mediam essas glebas), a primeira tinha um casebre, que hoje é a casa de José Frota de Vasconcelos.

Na década de 1930, Chico Rodrigues vendeu duas glebas de terras para o senhor José Marques Vieira e a outra para Tomaz Demétrio, sendo esta localizada entre as duas, vendidas a José Marques Vieira, conhecido como José Ramos, que logo depois de comprar suas duas glebas ampliou o casebre, onde sua esposa fez uma promessa para mudar o nome da propriedade de “Alto do Jaguaraçuí” para “Campanário”.

Em 1935 José Ramos vendeu suas duas propriedades para o seu irmão Francisco Marques Vieira, conhecido por Chico Ramos e foi morar no município de Tianguá. Portanto, Chico Ramos passou a ser o dono das propriedades “Campanário” e “Lagoa do Mato”, onde localiza-se atualmente a Escola Raimundo Fernandes Moreira Chaves e as casas populares circunvizinhas.

A outra gleba vendida a Tomaz Demétrio, seu filho João Batista Fontenele no ano de 1936 construiu uma casa que atualmente se localiza na Rua João Batista Fontenele, atualmente propriedade de Sebastião Mundoca. João Fontenele abriu um grande estabelecimento comercial e logo resolveu construir uma capela. Deu início aos trabalhos, chamou o padre Manoel Vitorino de Oliveira, vigário da Paróquia de Granja para celebrar a primeira missa em Campanário. Esta missa foi celebrada na residência de João Batista Fontenele.

No dia 29 de Julho de 1939 foi dado início a construção da capela, quando as paredes estavam na altura de um metro, João Fontenele abriu falência de seu comércio, ficando sem condições financeiras para continuar os trabalhos da construção, então repassou a continuação da construção para Chico Ramos que eram vizinhos.

Sendo dada continuidade a obra, as missas ficaram sendo celebradas todos os meses na residência de Chico Ramos. A construção da capela foi concluída em 1940, com a inauguração e a escolha do padroeiro da nova capela de Campanário, que foi São Sebastião.

Em 1940 foi realizada a primeira festa religiosa, no dia 24 de janeiro, sendo escolhido este dia, por motivo do vigário de Granja fazer outra festa do mesmo padroeiro, no dia 20 de Janeiro em outra capela, o qual, esta data durou um período de 10 anos, onde, após este período, ficou certo o dia 20 de Janeiro.

Enquanto a capela não tinha sido terminada, as celebrações religiosas eram realizadas na casa da mãe do Chico Ramos, casa que atualmente é ocupada pela família de Antônio Viana da Costa, situada na rua Leonília Marques Veras.

Depois da conclusão da capela, Chico Ramos, João Fontenele e Tomáz Demétrio doaram um quadro de terras para o padroeiro São Sebastião, abrangendo as propriedades dos três, que tem o seguinte tamanho: cem 2braças quadradas.

Com as novas terras postas a venda, foram aparecendo outros moradores, novas casas foram sendo construídas e o povoado foi crescendo, ficando juridicamente pertencente ao distrito de Paracuá, município de Granja.

Com a emancipação política de Uruoca, em 1957, Campanário passou a pertence ao novo município.
Em 1962 foi elevado à categoria de distrito do município de Uruoca e logo em 1963 passou a município, mas com a Revolução Armada, no dia 31 de março de 1964, o primeiro Governo Revolucionário de Castelo Branco, tornou sem efeito todos os municípios emancipados na época, entre eles Campanário.

Os limites do distrito de Campanário com o distrito de Paracuá são o seguinte: Vem uma reta da Fazenda Lagoa do Mato para a Fazenda Estreito na propriedade de Nonato Albuquerque; outra reta de Nonato Albuquerque ao Poço da Pedra no Rio Coreaú; do Poço da Pedra segue uma reta para a Fazenda Canta Galo, ocupada por José Maria de Araújo, conhecido por José Maria Paula; da Fazenda Canta Galo, pertence outra reta, até o descambar do pico mais alto da Serra de D. Simão, a Serrinha.

CURIOSIDADES ACONTECIDAS EM CAMPANÁRIO
  • O primeiro som que chegou a Campanário foi em 1940, através de radio, comprado por Chico Ramos;
  • A primeira imagem televisionada em Campanário foi de uma TV adquirida por João Félix de Sousa “Janjão” em 1972;
  • O primeiro filme passado foi em 1930, um cinema mudo de propriedade do cego Aderaldo;
  • O segundo filme apresentado foi na parede da igreja católica, este era falado, foi realizado por vigários da diocese de Sobra: Pe. Palhano, Pe. Domingos, Pe. Sadoque e outros, com o objetivo de adquirir fundos para a compra da Rádio Educadora de Sobra, hoje em pleno funcionamento;
  • A primeira lâmpada elétrica que acendeu em Campanário foi de um pequeno motorzinho de 3.000 velas, de propriedade de Benedito Ramos, no ano de 1951, e depois, foram colocados outros geradores por Chico Ramos, João Secundo, Guilherme Goveia, Esmerino Arruda; e por último, o motor e gerador seguinte pertenceu a Prefeitura Municipal de Uruoca, na época do prefeito Hidelburgues Moreira Rocha, e com o advento da CENORT no Ceará, o prefeito da época, Martim Jacinto, instalou os postes, fios de alta e baixa tensão, mas foi no ano de 1984, estando no comando da prefeitura de Uruoca, Aniceto Rocha e na Assembléia seu cunhado Murilo Aguiar, que não deu muito trabalho para trazer a energia já com a COELCE para Campanário, que foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1984, com a presença do prefeito Aniceto Rocha, do deputado estadual Murilo Aguiar e o representante do governo do estado Gonzaga Mota;
  • Na Educação foi construída o primeiro Grupo Escolar, com o nome de Francisco Marques Vieira, em 1973, na gestão do prefeito Martim Jacinto; o segundo grupo, com o nome de Raimundo Fernandes Moreira Chaves, em 1981, na gestão do prefeito Moacir Machado;
  • Na saúde, no governo de Adauto Bezerra, foi construído o posto de saúde em 1984;
  • No lazer foi construída a primeira praça com o nome Francisco Fernandes Batista, pelo prefeito Aniceto Rocha, em 1983 e reconstruída em 1998 pelo prefeito Cardoso dos Santos;
  • Nas comunicações foi construído o prédio e adquirido os equipamentos do Posto Telefônico da TELECEARÁ, que depois passou a TELEMAR, pelo prefeito Aniceto Rocha em 1986. Em 1998, foi instalado o primeiro telefone a cartão na gestão do prefeito Cardos.

Estes dados são da memória de Benedito Ramos, na época, conhecedor de todos os acontecimentos de Campanário, pois viveu sua infância até os seus 72 anos, dia em que redigiu este histórico sobre Campanário.

Dicionário:

1. Gleba: Porção de terra doada do suserano a seu vassalo para que a cultive. Sistema comumente utilizado nos feudos.

Com bem ensina Scavone Junior:
“Gleba é a porção de terra que não tenha sido submetida a parcelamento sob a égide da Lei n° 6.766/79, o que equivale dizer que estaremos diante de uma gleba se a porção de terra jamais foi loteada ou desmembrada sob a vigência da nova Lei.”
Logo, Gleba é a terra crua, sem qualquer regulamentação e adequação às leis brasileiras e regionais.
Portanto, gleba é uma porção de terra.

Exemplo: 01 gleba de terras que mede 10 metros de frente por 20 metros de frente aos fundos.

2. Braça: Uma braça é o equivalente a 1,8288.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | hospedagem ilimitada gratis